Presidente da FPME visita escola em São Paulo, com programa de combate à evasão escolar

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), visitou, na manhã desta sexta-feira (17/9), a Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, no Jardim São Luís, em São Paulo. A instituição atende alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Especial.

Batista esteve acompanhado da secretária executiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Professora Renilda Peres de Lima. O objetivo da visita foi conhecer os programas de combate à evasão escolar, com busca ativa de estudantes. Segundo dados da Unicef, o Brasil tem 5,1 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. A expectativa é de uma regressão de duas décadas em abandono escolar.

A Secretaria da Educação do Estado tem promovido uma iniciativa em que convida os estudantes a seguirem com as atividades pedagógicas em formato presencial, oferecendo materiais didáticos e alimentação aos mais vulneráveis.

Outra iniciativa é o programa Bolsa do Povo Educação, que encerra as inscrições nesta sexta-feira. A ação oferece R$ 1 mil por ano letivo aos estudantes do Ensino Médio cadastrados no CadÚnico. Caso sobrem vagas, será estendido para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

“Neste momento, a evasão escolar é preocupante. Programas como esses são importantes para que os estudantes voltem às salas de aula. Principalmente, quando se trata dos alunos do Ensino Médio. Sabemos que muitos jovens abandonam a escola para trabalhar”, afirma Professor Israel Batista.

Atualmente, um projeto apoiado pela Frente da Educação e focado no combate à evasão escolar está em tramitação no Congresso Nacional. É o projeto de lei 54/2021, de autoria de Tabata Amaral (SP) e relatoria de Felipe Rigoni (ES), que cria um incentivo financeiro ao estudante do Ensino Médio, o chamado “Poupança do Ensino Médio”.