Frente Parlamentar Mista da Educação promove “blitz” para fiscalizar o retorno das aulas no País

A Frente Parlamentar Mista da Educação inicia, na segunda-feira (2/8), a Blitz Retorno Seguro, um canal de denúncias para monitorar a retomada das atividades presenciais, que ocorrerão em 24 das 27 unidades da federação ao longo de agosto.

A intenção é verificar se as escolas estão cumprindo os protocolos de segurança contra a Covid-19 previstos no “Guia de Retorno das Atividades Presenciais na Educação Básica”, lançado pelo Ministério da Educação.

Para isso, a Frente contará com a fiscalização da própria comunidade escolar, que poderá enviar denúncias por e-mail (blitzretornoseguro@frentedaeducacao.org.br) ou pelo perfil no Instagram (@frente.educação) sobre descumprimentos dos procedimentos sanitários durante a volta às aulas. A FPME preparou um guia com 10 itens vitais para a retomada segura das atividades para alunos e profissionais da educação.

“Nosso objetivo é exercer um papel de fiscalização, já que não há uma coordenação nacional para minimizar os efeitos da pandemia na educação e para a retomada das aulas, como deveria ser. Assim como fizemos na Blitz do Enem, vamos receber as queixas e cobrar as autoridades”, explica o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da FPME.

“Não podemos deixar que a reabertura das escolas seja um risco sanitário, com aumento de casos e circulação de variantes de Covid-19. Queremos que os alunos tenham acesso à educação, mas com segurança”, completa o parlamentar. Até julho, 550 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil.

Canal de denúncias

A FPME preparou um guia de 10 passos essenciais para garantir um retorno seguro, que pode ser baixado gratuitamente no site da Frente. O material traz um checklist dos pontos essenciais para a segurança da comunidade escolar.

Caso um ou mais itens não estejam sendo cumpridos nas instituições, estudantes, pais ou responsáveis e profissionais de educação podem enviar uma denúncia, especificando o que está acontecendo na escola. A Frente fará uma checagem e divulgará o fato, para que o problema possa ser exposto e resolvido.