Vice-presidente da FPME pede ao INEP extensão do prazo para inscrição com isenção no Enem 

Órgão tem até esta terça-feira (25) para responder requerimento; período para solicitação termina no dia 28 de abril

A vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), deputada federal Ana Pimentel (PT/MG), é autora de requerimento que pleiteia junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a ampliação do prazo de inscrição com isenção de taxa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prazo para resposta encerra hoje (25). 

“Avaliamos que o prazo de inscrição se finalizando já no dia 28 de abril próximo reduz de modo significativo as possibilidades de comunicação e de alcance das mensagens de incentivo que podemos, no Parlamento e na sociedade, levar para esses alunos e interessados”, afirma a parlamentar.

A vice-presidente  explica que a solicitação foi feita para incentivar alunos a participarem do Exame. No pedido, Ana Pimentel argumenta que nos últimos anos, o Enem enfrentou esvaziamento, com medidas tomadas para diminuir o alcance e que impactaram com a diminuição do número de estudantes que realizam a prova. 

Quem tem direito a isenção

Alunos que estejam cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, em 2023. Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio como estudante da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada ou declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

ASCOM

Ludmilla Brandão

61 99178-2678/ ludmilla@descompli.ca