Presidente da FPME participa de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O projeto destinará R$ 3 bilhões em quatro anos para promover a alfabetização de todas as crianças do país; estiveram presentes o presidente Lula e o ministro Camilo Santana

A presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP), participou hoje (12), no Palácio do Planalto, do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal. A política pública disponibilizará R$ 3 bilhões em quatro anos para os estados, municípios e o Distrito Federal. A parlamentar relembrou as dificuldades que a educação enfrentou nos últimos anos, chamou atenção para o cenário atual e comemorou o novo programa.

“O que aconteceu nos últimos anos, com a pandemia, com a tragédia que tomou conta do MEC [Ministério da Educação] fizeram com que a nossa educação, que já estava cambaleada, andasse ainda mais para trás”, relembrou a presidente da FPME. “Para vocês terem uma ideia, dos pequenininhos que estão terminando o 2º ano do ensino fundamental, mais da metade não estão plenamente alfabetizados. O programa veio em boa hora, num momento de muita necessidade. [Estou] muito feliz”, disse.

Para subsidiar a política pública, o MEC utilizou os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2021. De acordo com o órgão, das 2,8 milhões de crianças que concluíram o 2º ano do ensino fundamental, 56,4% dos alunos foram considerados não alfabetizados segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do mesmo ano.

A intenção é cumprir a meta cinco do Plano Nacional de Educação (PNE). Ou seja, garantir 100% das crianças brasileiras alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Estiveram presentes no evento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, governadores, além de parlamentares e demais ministros.

ASCOM

Ludmilla Brandão

61 99178-2678/ ludmilla@descompli.ca