PL de coordenador da FPME aprovado na CE da Câmara cria programa para mostrar as aplicações da BNCC no mercado de trabalho aos alunos

De autoria do deputado Kim Kataguiri, a proposta prevê, entre outras atividades, cursos de profissionais que já estão trabalhando

O Projeto de Lei 2746/2022, que institui programa educativo para levar profissionais de áreas diversas às escolas públicas de ensino básico para demonstrar aos discentes, as aplicações dos conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi aprovado nesta quarta-feira (20), na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados. Autoria é do coordenador da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), deputado federal Kim Kataguiri (União/SP).  

No voto pela aprovação, a relatora da matéria, a deputada federal Adriana Ventura (Novo/SP) e também coordenadora da FPME, defendeu que a iniciativa contribui para o aprendizado, formação e preparação de crianças e jovens.  “Entendemos que a orientação profissional também possui o mérito de ajudar os estudantes para o mercado de trabalho, desmistificar profissões, ajudar os discentes nas identificações de habilidades, vocações e os auxiliar nas escolhas quanto a carreira profissional”, afirmou no documento.

O projeto prevê que as escolas de ensino básico escolham profissionais, que já estão no mercado e sejam voluntários, para demonstrar aos alunos as aplicação da BNCC na vida produtiva. Além disso, será possível formato diverso nas exposições, como aulas em conjunto com os professores e cursos. Agora, a matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

ASCOM

Ludmilla Brandão

61 99178-2678/ ludmilla@descompli.ca