Parlamentares da FPME aprovam na CE emendas prioritárias da Educação para PLOA 2023

As emendas aprovadas na Comissão de Educação contaram com participação dos membros da FPME e visam ajustar o orçamento nas áreas de educação básica e profissional, científica e tecnológica

Foram aprovadas na Comissão de Educação (CE), da Câmara, desta quarta-feira (9), três emendas de autoria dos parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME). Duas das emendas aprovadas foram propostas pelo presidente da FPME, deputado federal Professor Israel Batista (PSB – DF), a terceira, pelo membro da Mesa Diretora, deputado Idilvan Alencar (PDT – CE). Também assinaram, em conjunto, a presidente de honra da Frente, Professora Dorinha (União – TO), e o também integrante da Mesa Diretora Raul Henry (MDB- PE).

As emendas foram de apoio à infraestrutura para a Educação Básica e Fomento ao Desenvolvimento e Modernização das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o presidente da FPME, as propostas servirão para a recomposição do orçamento da Educação em 2023. “A proposta que aprovamos na Comissão de Educação sugere R$400 milhões para a educação básica e mais R$400 milhões para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.  Esperamos agora que essas emendas sejam acatadas pelo relator.” afirma o professor. 

A terceira emenda aprovada foi a de apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica,  que visa dar continuidade à política de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral. A proposta é de autoria do deputado Idilvan Alencar (PDT – CE), que faz parte da Comissão de Ensino Médio e Ensino Técnico e Profissional da Frente. 

“Nós, parlamentares, estamos sugerindo ajustes para que serviços essenciais não sejam prejudicados no próximo ano. Trabalharemos para o relator acatar a emenda e a Educação Básica volte a ser uma prioridade no país. Pois o Orçamento de 2023, enviado por Bolsonaro ao Congresso, tem uma série de rombos. Falta dinheiro para ações básicas em todas as áreas.”, explica Alencar. 

 

Assinam em conjunto as emendas outros parlamentares da Frente da Educação 

 

  • Apoio à infraestrutura para a Educação Básica  

Professor Israel Batista (PSB – DF) 

Professora Dorinha (União – TO)

 

  • Fomento ao Desenvolvimento e Modernização das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 

Professor Israel Batista (PSB – DF) e 

Professora Dorinha (União – TO)

 

  • Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  

Idilvan Alencar (PDT-CE)

Professora Dorinha (União – TO) 

Raul Henry (MDB-PE)

 

ASCOM

Descompli.ca RP Digital

Ludmilla Brandão

61 99178-2678/ ludmilla@descompli.ca

Eduardo Aiache

61 99151- 4828/ eduardo@descompli.ca