NOTA OFICIAL – Baixo número de inscrições no Enem é tragédia para o Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o número total de inscrições recebidas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O número é o menor desde 2009, com dois milhões de inscritos a menos do que na edição passada.

A redução é uma tragédia anunciada, principalmente por se assemelhar ao número de inscritos que faltaram a edição de 2020 realizada em janeiro deste ano, quando o exame teve mais de 2,8 milhões de ausentes. O edital do Enem 2021 impossibilitou que os faltantes da edição passada, que ocorreu em meio a alta de casos de Covid-19 no Brasil, pudessem contar com a isenção da taxa de inscrição, que custava R$ 85.

A FPME cobrou sensibilidade ao governo em relação à situação e que liberasse a isenção para todos os inscritos que cumprissem os demais requisitos, mas estivessem entre os ausentes da edição anterior. Inep e MEC não acataram os pedidos.

Apesar dos esforços da Frente, vários estudantes ficaram sem a isenção. Sem a possibilidade de arcar com os custos, eles foram impedidos de se inscrever no exame, ficando mais distantes do acesso à educação superior num momento de agravamento da diminuição de renda das famílias brasileiras. Não podemos deixar que esse desmonte continue. A Frente continuará lutando e se posicionando a favor do acesso à educação para todos.

Deputado federal Idilvan Alencar
Deputada federal Tabata Amaral
Coordenação de Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissional

Deputado federal Professor Israel Batista
Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação

Brasília, 15 de julho de 2021