Em live, Luísa Canziani, Humberto Gonzaga e Rozana Barroso destacam a importância da discussão sobre o Sistema Nacional de Educação

Na semana em que o relatório do Sistema Nacional de Educação será apresentado pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), a Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) realizou mais uma live para discutir o SNE e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A iniciativa ocorre desde junho com discussões transmitidas nas redes sociais.

Sob comando da deputada federal Luísa Canziani, secretária-geral da FMPE, a conversa contou com a presença de Humberto Gonzaga, presidente da UNCME, e de Rozana Barroso, presidente da UBES. O trio falou da importância da BNCC e da institucionalização do Sistema Nacional de Educação em meio a uma educação afetada pela pandemia de covid-19.

“Vamos dar um passo muito importante nessa semana, com a apresentação do relatório. Depois seguiremos para aprovação dessa matéria na Comissão de Educação e no Plenário”, destacou Luísa na abertura da live.

A parlamentar fez menção ao relatório do PLP 25/2019, de autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e relatoria de Idilvan Alencar, e que institui o SNE e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios nas políticas, programas e ações educacionais.

Para Humberto Gonzaga, a educação brasileira viverá um momento histórico com a apresentação do relatório de Idilvan. “Estamos realmente com uma expectativa muito grande, até porque culmina com o relatório que foi apresentado no Senado Federal pelo senador Dário Berger (relator do PLP 235/2019, que trata do mesmo tema). Essa é uma discussão oportuna”, definiu o presidente da UNCME.

Sobre a BNCC, Gonzaga explicou que a base unifica tudo que é discutido à nível de educação no Brasil. No entanto, quando ela seria executada, veio a pandemia. “Nos atacou e atrapalhou esse trabalho”, definiu. O que poderia ter tido menos impacto se o SNE já tivesse sido criado.

Já Rozana destacou a importância que o Sistema Nacional de Educação terá nas ações de resgate dos alunos que deixaram as escolas durante a crise sanitária e na melhoria da educação pública brasileira. “É essencial que o Sistema possa ser um resgate dos alunos e da melhoria da qualidade da educação. Que os nossos estudantes possam voltar a crer na educação como meio de transformação de vida”, completou.

Confira aqui a íntegra da live