Câmara entrega Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022

Prêmio concedido pela Comissão de Educação, teve como laureados todos os indicados pelos membros da Frente Parlamentar Mista da Educação 

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (22/11) a cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. O prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. Neste ano, todos os vencedores foram indicados pelos parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação

Entre os laureados está o @todospelaeducacao , organização sem fins lucrativos que busca mudar a qualidade da educação básica no Brasil. A indicação foi feita pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), deputado @profisrael (PSB – DF), que  não pode comparecer à cerimônia, mas ressaltou o intenso trabalho do Todos como referência no Congresso Nacional e no debate político ao longo dos anos para uma Educação Básica Pública de qualidade no País.

“O Todos Pela Educação tem uma história que permeia as nossas vidas como parlamentares. Todos os dias, os parlamentares da bancada da Educação recebem o auxílio do Todos de maneira muito efetiva para que a gente possa trabalhar e fazer avançar as pautas prioritárias da Educação. Todos os grandes temas, como o Novo Fundeb e agora o Sistema Nacional de Educação, têm tido uma defesa baseada em evidências por parte da organização”, disse o deputado, que também destacou: “O Todos Pela Educação acredita que a Escola Pública seja capaz de transformar este país”.

O deputado Felipe Rigoni (União – ES), da Comissão de Educação Especial, Indígena e de Comunidades Tradicionais da Frente, foi quem representou o presidente da FPME, na fala da entrega da premiação para o Todos na Câmara. Rigoni, que ressaltou que o trabalho da instituição tem sido maravilhoso e tem municiado os parlamentares com informações relevantes sobre a educação. 

“Tem vários parlamentares e vários atores aqui nessa sala que fazem cada dia a educação ser mais e mais prioritária, e um deles é o Todos Pela Educação. Sem sombra de dúvidas é umas das instituições que eu particularmente mais admiro na educação e tem nos ajudado em tudo o que a gente precisa fazer para que a educação realmente seja um ponto prioritário na política do Brasil”.

O representante do Todos, Gabriel Ribeiro de Souza, chamou atenção para a importância do trabalho reconhecido: “Vencer o prêmio em um ano tão desafiador para a Educação é extremamente especial. Estamos vendo o reconhecimento de um trabalho de anos, de um esforço contínuo por uma causa que impacta diretamente a vida de milhões de crianças e jovens. É um marco na nossa trajetória institucional e também um incentivo para continuarmos atuando por um país mais justo, por uma Educação de qualidade para todos, ainda mais depois da pandemia.”, afirmou Souza.

A premiação também foi concedida às seguintes instituições:

  • Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif). Formado por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.  Indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), presidente de honra da FPME; e
  • Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Criada em 1986, a escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.​  Indicado pelo deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), membro da Comissão de Ensino Superior da FPME.

A presidente de honra da FPME, deputada Professora Dorinha, (União – TO), que indicou o Conif a homenagem, destacou que o prêmio tem sido um reconhecimento para todos os envolvidos com a melhoria da educação pública de qualidade no país.

“Para nós a Educação é uma grande honra, e além da homenagem que é feita, é o reconhecimento de diferentes práticas e histórias de instituições e personalidades que ajudam a construir, principalmente, a educação pública do nosso país. Os agraciados são exemplos de inspiração e idealismo colocados em prática na defesa da educação de qualidade para todos os brasileiros.”, completa a Professora.

Já para o deputado Tiago Mitraud (Novo – MG), da Comissão de Ensino Superior da Frente da Educação, que fez a indicação do Enap como um dos laureados, enfatizou que a atuação da instituição tem sido de verdadeiro destaque e que o prêmio nada mais é do que a autenticação deste trabalho. 

“A Escola Nacional de Administração Pública foi minha indicada ao prêmio como reconhecimento pela promoção da educação especializada em administração pública baseada em evidências e inovação. Ao longo dos últimos quatro anos, na gestão do presidente Diogo Costa, a escola expandiu sua atuação, ampliou suas parcerias internacionais e se consolidou como referência de Escola de Governo no Brasil e no mundo.”

Premiação

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Quem foi Darcy Ribeiro?

Foi em homenagem a esse ilustre e querido educador brasileiro que o Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados foi criado em 1998, por meio da Resolução da Câmara dos Deputados nº 30. Darcy Ribeiro foi educador, antropólogo e romancista. Nasceu em Montes Claros, interior de Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922. A formação acadêmica foi em Ciências Sociais e, a seguir, especializou-se em Antropologia. 

Darcy também criou e foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília (UnB); foi Ministro da Educação e chefe da Casa Civil do governo de João Goulart. No seu último ano de vida, Darcy dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau. Darcy Ribeiro faleceu em Brasília, no dia 17 de fevereiro de 1997.