Bancada da Educação realiza reunião de planejamento para 2024

Parlamentares debateram pautas prioritárias que vão nortear os trabalhos da Frente

Parlamentares, membros do conselho da Frente Parlamentar Mista da Educação, e organizações do terceiro setor e instituições representativas, se reuniram, nesta terça-feira (5), para produzirem um compilado das ações que irão compor o planejamento para o ano de 2024. Do encontro, foram definidas as pautas prioritárias, entre elas estão o Plano Nacional de Educação (PNE), o Novo Ensino Médio, e o Sistema Nacional de Educação. As ações serão levadas para os coordenadores da Frente que conduzem o trabalho dentro do Congresso Nacional.

Na abertura do evento, o presidente da Frente, deputado Rafael Brito (MDB-AL), ressaltou a importância do encontro para definir as estratégias que a Bancada adotará. “Reunimos grandes nomes do setor para debater o desenvolvimento da educação no País. Vamos unir forças para que a nossa educação possa avançar”, destacou. Entre os parlamentares presentes, Pedro Uczai (PT-SC) participou da mesa que tratou sobre PNE, Pedro Campos (PSB-PE) e Thiago de Joaldo (PP-SE) na que tratou sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e a professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), na mesa de primeira infância.

Os participantes foram divididos em 10 grupos para debaterem de forma transversal os seguintes temas: educação inclusiva, avaliações educacionais, desenvolvimento e valorização do professor, educação para relações étnico raciais e educação para Amazônia, financiamento da educação e infraestrutura, governança federativa, Plano Nacional de Educação, recuperação das aprendizagens, tecnologia e conectividades, e combate à violência nas escolas.

Além dos citados acima, também foram realizados os debates temáticos: alfabetização e ensino fundamental, EJA, ensino médio e integral, ensino técnico profissional e inclusão produtiva, permanência universitária e políticas de ampliação do acesso ao nível superior, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia, e primeira infância e educação infantil.