Lançamento da nova Frente da Educação tem participação do ministro Camilo Santana e parlamentares

A FPME apresenta a nova Mesa Diretora e o Plano de Trabalho para a legislatura 2023 – 2024; A partir das 21h, acontece a coletiva de imprensa

O lançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) acontecerá na terça-feira (18), Clube do Choro, em Brasília, a partir das 19h30. O Ministro da Educação, Camilo Santana, tem presença confirmada. Além dos integrantes eleitos da Mesa Diretora: a presidente, deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP), a vice-presidente, deputada federal Ana Pimentel (PT/MG), o secretário-geral, deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE), e o vice-presidente da Educação Básica, senador Alessandro Vieira (PSDB/SE).  

“É uma honra presidir esta nova fase da FPME e garantir que as propostas relevantes avancem. Agora é o momento de batalharmos para que haja infraestrutura para a educação avançar. São mais de 15 comissões atuantes, 200 parlamentares e muitos apoiadores que estão dispostos a levar a educação a sério no Brasil. Muitas pessoas que vêm de lugares diferentes se juntaram para realmente fazer a diferença e dar conta de todo o retrocesso que passamos nos últimos anos”, disse a presidente.

Também participam do evento parlamentares membros da FPME e convidados ligados ao tema educação. Entre os convidados estão a senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), presidente de honra da FPME, e o ex-deputado federal e ex-presidente da Frente da Educação, Professor Israel Batista.

Neste biênio, a Frente ganhou 15 Comissões, cinco a mais em relação ao anterior e cada uma terá dois coordenadores. As novas comissões contam com temáticas como:

Educação para Amazônia

Coordenadores: deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e senadora Eliziane Gama (PSD-MA);  

Educação para Relações Étnico-Raciais

Coordenadoras: deputadas Daiana Santos (PCdoB-RS) e Célia Xakriabá (PSOL-MG); 

Governança Federativa

Coordenador: Bacelar (PV-BA); 

Tecnologia e Conectividade 

Coordenadores: Márcio Honaiser (PDT-MA) e Chico Alencar (PSOL – RJ);

Permanência Universitária e Políticas de Ampliação do Acesso ao Nível Superior

Coordenadoras: Duda Salabert (PDT-MG) e Lídice da Mata (PSB – BA) 

Tecnologia e Conectividade 

Coordenadores: deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) senador Confucio Moura (MDB-RO)

Coletiva de Impresa

A partir das 21h, será realizada a coletiva de imprensa para que os jornalistas convidados possam fazer perguntas aos membros eleitos da Frente da Educação. Participam da entrevista, a presidente, deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP), a vice-presidente, deputada federal Ana Pimentel (PT/MG), o secretário-geral, deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE), e o vice-presidente da Educação Básica, senador Alessandro Vieira (PSDB/SE). 

Primeira medida da Frente

A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) vai instaurar coordenação temporária para tratar do tema de violência nas escolas, após casos em São Paulo e Blumenau/SC em apenas 10 dias. Além de debater uma política nacional de saúde mental nas escolas, protocolos de segurança, monitoramento de discurso de ódio e demais ações para evitar que essas tragédias voltem a acontecer. O objetivo é chamar especialistas e vítimas dessa violência para propor ações para o Legislativo e para o Executivo.

Desafios da FPME

O mote para a nova Frente é avançar em propostas que façam a diferença na educação. Para isso, o Plano de Trabalho integra ações como a indução da melhoria da qualidade e redução de desigualdades na oferta da educação pública, renovação da Lei de Cotas, para continuar o processo de inclusão e reparação ao acesso às universidades públicas, e o aprimoramento da estratégia da transversalidade dos povos étnico territoriais nas políticas educacionais 

Além disso, também estão na pauta da FPME, a melhoria das taxas de alfabetização infantil, recuperação de perdas durante a pandemia, aprimoramento de Educação Inclusiva, ampliação de oferta de Ensino Médio em Tempo Integral, expansão da oferta de Educação Profissional e Tecnológica, aprovação o Sistema Nacional de Educação, o SUS da Educação, a defesa a garantia de financiamento para a universalização do acesso à escola pública de qualidade e a distribuição eficiente de recursos entre os entes federados.

Frente da Educação

A FPME foi lançada em 10 de abril de 2019, com a participação de  312 deputados e 42 senadores signatários. Já foram presidentes da Frente, a Professora Dorinha Seabra (União/TO), atual presidente de Honra, e o ex-deputado federal Professor Israel Batista (PSB/DF).

A FPME tem como missão defender uma educação pública de qualidade para as crianças, jovens e adultos brasileiros. Por isso, é uma associação de parlamentares – no caso da Educação, mista, formada por deputados federais e senadores –, e de caráter suprapartidário, ou seja, acima dos interesses e ideologias dos partidos políticos. 

É destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos em sintonia com o tema em debate, a discussão e o aprimoramento da legislação brasileira e de políticas públicas nacionais em torno de um determinado assunto de interesse comum.

Serviço:

O que: Lançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME)

Onde: Clube do Choro – SDC Blogo G,  Brasília, DF

Quando: 18 de abril, a partir das 19h30

ASCOM

Luiza Fachina

(61) 98191-5820