Câmara dos Deputados homenageia professores

A profissão de docente, uma das mais numerosas do país, recebeu homenagem na manhã desta segunda (14), na Câmara dos Deputados, por ocasião do Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) agradeceu a oportunidade de compor a homenagem, parabenizando os professores e lembrando do seu papel essencial. “Acredito que professor é a profissão mais importante que existe, e que cada vez mais exista um olhar de responsabilidade, sentimento e compromisso, tanto do poder público como da sociedade”, comentou Belmonte. 

Para ela, por meio de um professor trabalhando satisfeito teremos uma transformação real na sociedade. “Essa homenagem é muito justa!”, destacou a coordenadora da Comissão de Primeira Infância e Educação Infantil da Frente.

A deputada Chris Tonietto (PSL/RJ) homenageou ainda a professora Heley de Abreu Silva Batista, que morreu salvando ao menos 25 alunos no incêndio da Tragédia de Janaúba. “Educar é amar. E de um modo todo especial porque também é capacitar o aluno para o amor: amor aos estudos, à sabedoria e à verdade”.

Erika Kokay (PT/DF), que também integra a Frente, lembrou que a educação dialoga com outras políticas, assim como os educadores lidam com o ser humano por inteiro em sua formação. “Ser humano por inteiro carrega sua ancestralidade, seus sonhos, sua forma de ver a vida. Por isso Paulo Freire diz que educar á a boniteza da vida, é um ato de amor, é empunhando os fios de gente que estão sob os escombros de uma sociedade com tantas desigualdades e discriminações para tecer um amanhã onde caibamos todos por inteiro”, disse.  

A sessão solene foi realizada a partir de requerimento dos parlamentares Chris Tonietto (PSL/RJ), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Alessandro Molon (PSB/RJ), Paula Belmonte e Rosana Valle (PSB/SP). Estiveram presentes na solenidade também, compondo a mesa, deputado Professor Alcides (PP/GO); Lília Nunes, diretora do Departamento de Promoção da Dignidade da Mulher; deputado Hildo Rocha (MDB/MA); e deputado Eli Borges (SOLIDARIEDADE/TO).

Confira na íntegra a homenagem que aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados: