Vitória tecnológica: Internet móvel 5G beneficiará escolas do ensino básico até 2024

Começou nesta quinta-feira (4/11), no auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o leilão das frequências que serão usadas na quinta geração de internet móvel, o 5G. Considerado um grande marco tecnológico, o serviço oferecerá benefícios para diversos setores, sobretudo o da educação.

O edital estabelece a obrigatoriedade de cobertura de internet de todas as escolas de ensino básico até 2024. A medida atende uma recomendação do Tribunal de Contas da União, a pedido da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME). Ainda será criado um grupo específico para acompanhar a execução da conectividade dos estudantes da rede pública de ensino.

“Iniciou-se hoje o leilão do 5G no Brasil. Com muito esforço e luta da FPME conseguimos incluir no certame o fornecimento da banda larga para as escolas públicas. Uma conquista que vai revolucionar o ensino e reduzir as desigualdades de acesso à tecnologia que vivemos na pandemia”, afirmou o presidente da FPME, deputado Professor Israel (PV-DF).

Os termos do leilão do 5G preveem a obrigação de cobertura das 26 capitais do país e do Distrito Federal até julho de 2022. O serviço deverá cobrir todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes até 2028, enquanto o serviço de 4G deverá cobrir todo o território nacional.