Senado homenageia professores em sessão solene

Nesta sexta (25) o Senado realizou uma sessão especial para homenagear o Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro. Presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), educadores, estudantes e parlamentares destacaram a importância do profissional docente para o desenvolvimento da sociedade. 

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que irá trabalhar por um orçamento em 2020 que traga melhorias para a categoria. “Essa sessão solene que hoje tenho a honra de presidir é a mais importante data que essa Casa comemora, porque nela reside todo o nosso passado, presente e futuro”, afirmou. 

“Somos aprendizados, alguns se tornaram mestres outros como eu ainda aprendem todos os dias. Os países que investiram em educação, sobretudo na valorização do professor, todos prosperaram, evoluíram e foram capazes de formar gerações ricas em saber”, acrescentou o senador que é vice-presidente de educação superior da Frente.

O Dia do Professor é comemorado em decorrência do decreto de Dom Pedro I que 15 de outubro de 1827 introduziu um ensino elementar no Brasil, determinando a implementação de escolas e estabelecendo a regulamentação dos conteúdos ensinados, bem como as condições de trabalho dos professores.

Participaram da solenidade Natanry Osório, primeira professora de alfabetização do Distrito Federal; representantes da Federação Nacional das Escolas Particulares (Finep); representante dos professores aposentados de Brasília; além de professores representantes de centros de ensino diversos.

Com informações da Agência do Senado

Confira a solenidade no canal do You Tube do Senado: