O movimento “Vacinação Já” está oficialmente lançado e promove a importância de priorizar os profissionais da Educação na vacinação contra a COVID-19.

Com a eminente chegada da vacina contra a COVID-19 e a preparação para retomada dos diversos setores da população que foram prejudicados pela pandemia, o Brasil passa por um momento de apreensão com a estratégia que será tomada, seja na prioridade da vacinação e também no retorno das atividades.

Com 9 meses de aulas presenciais paradas em 2020 e ainda sem um horizonte claro, a educação é prioridade e, assim como as áreas importantes para a economia, precisa urgentemente entrar nesse debate, seja no protocolo sanitário, no planejamento da vacinação, assim como no calendário de retorno, para que a volta às aulas presenciais seja a mais segura e efetiva possível, para os professores, alunos e demais profissionais da área.

Para que tal processo seja cobrado e acompanhado de perto, lideranças da educação brasileira lançaram nesta quinta-feira, 14 de janeiro, o movimento “Vacinação Já”, através de uma live realizada no Facebook, ainda pela manhã.

A live, transmitida pelo perfil da Deputada Federal Professora Dorinha (Democratas), contou com a presenças de professores que são lideranças quando o assunto é a luta pela educação brasileira: Deputado Federal Idilvan Alencar (PDT), Deputada Federal Profa. Rosa Neide, (PT), profa. Cecilia Motta, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Prof. Dr Luiz Miguel, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Heleno Araújo, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, Getúlio Marques, Secretário Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Além disso, a transmissão também contou com as participações especiais da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Durante o encontro, foi levantada a preocupação com a presença dos professores no grupo 4 de prioridade na vacina, o que pode acarretar em um retorno ainda mais demorado das atividades em sala de aula.

“Nenhum país vai para frente com escola fechada”, ressalta Idilvan Alencar logo no início, lembrando também que a luta pela prioridade de retorno da educação é uma prioridade dos profissionais da educação, mas também dos pais, família e sociedade como um todo. “Todo cidadão que aposta em educação, que tem seu filho na escola pública, precisa se engajar nesse movimento para vacinação já dos profissionais da educação”.

Vale ressaltar um ponto importantíssimo levantado: a luta não é para que os profissionais de educação se coloque à frente de outro grupo na prioridade de vacina, mas sim pela igualdade na vacinação, focando no retorno às aulas e, consequentemente, do desenvolvimento de crianças, jovens e a população brasileira como um todo.

A live completa está na página oficial da Deputada Federal Professora Dorinha. Você pode assistir agora clicando aqui!