No mês da Consciência Negra, live debate os dez anos da Lei de Cotas

O Novembro Negro e a Lei de Cotas foram debatidos nesta segunda (29) em live nas redes sociais da Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME). O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), coordenador da Comissão Especial da Política de Cotas da Frente, recebeu o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e a professora Gina Vieira.

Leia mais

» Frente Parlamentar Mista da Educação inicia debate sobre a revisão da Lei de Cotas com criação de comissão especial

O parlamentar é autor do Projeto de Lei 1788/21, que transfere de 2022 para 2042 a revisão d a Lei 12.711/2012, que institui as cotas para o acesso às instituições federais de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, e alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

“Não podemos permitir um retrocesso, a lei de cotas é um avanço civilizatório. O mais adequado seria prorrogar essa revisão”, defende o deputado. Para o reitor, “o que se pretendeu e o que se pretende com as ações afirmativas é equilibrar, promover a diversidade e a pluralidade dos brasileiros em todos os espaços sociais do nosso país”.

“A universidade muda quando um jovem negro acessa esse espaço, as empresas mudam quando uma pessoas negra, indígena acessa esse espaço. A diversidade de sujeitos traz diversidade de pensamento e não há democracia fora da diversidade de pensamento”, defende a professora Gina Vieira.