MEC erra ao tentar explicar veto ao PL da Conectividade

Em vídeo publicado na tarde desta quinta-feira (25), o Ministério da Educação (MEC) fez uma enorme falha ao tentar explicar a diferença entre o PLC 142 e o PL 3477 (PL da Conectividade), vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. O primeiro tem como foco a integração entre escolas e foi protocolado ainda na gestão de Michel Temer, em 2017; enquanto o segundo foi estruturado com o propósito de diminuir o estrago causado pela pandemia e pelos desmandos da atual administração federal.

“Para ser muito sincera, eu não sei se essa é uma mentira deliberada, o que me preocupa muito pois é um vídeo oficial do MEC, ou simplesmente se eles não leram o nosso projeto e não tem uma ideia do que estão falando”, comentou Tábata Amaral (PDT-SP), deputada federal e integrante da mesa diretora da Frente Parlamentar Mista da Educação.

O PL da Conectividade é essencial para a atividade de alunos e professores ao facilitar a aquisição de equipamentos e a instalação de internet nas casas de quem está nos anos da educação básica pública durante o período em que as escolas estão fechadas por causa do agravamento na pandemia da covid-19. Este projeto foi vetado por Bolsonaro, ameaçando causar uma desigualdade ainda maior na educação brasileira.

Foi ouvindo estudantes, professores, gestores estaduais e municipais – além de um amplo debate no Congresso, incluindo o apoio de integrantes da oposição e da base governista – que o PL da Conectividade foi construído. O presidente Jair Bolsonaro, sem demonstrar qualquer sensibilidade com o momento catastrófico da educação brasileira, vetou o projeto.
O MEC, na tentativa de justificar o veto, misturou alhos com bugalhos ou não leu o PL da Conectividade antes de vetá-lo.

#DerrubaVetoConectividade

Frente Parlamentar Mista da Educação

Brasília, 25 de março de 2021.