Frente Parlamentar Mista de Educação realizará nova edição da Blitz do Enem

A Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) realizará a segunda edição da Blitz do Enem nos dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 21 e 28 de novembro. Durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (18/11), o presidente da FPME, deputado federal Professor Israel (PV-DF), destacou a preocupação com o cenário atual de crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após os 37 pedidos de exoneração de cargos importantes da montagem da prova e inúmeras denúncias de assédio moral.

“Tudo isso coloca a prova em xeque. Não é que a gente não queira que a prova aconteça, porque o Enem é um dos principais mecanismos de acesso ao Ensino Superior no país, queremos garantir a organização”, completou o parlamentar.

 A Blitz do Enem será on-line e em tempo real durante a aplicação da prova. Participarão da ação parlamentares, organizações da sociedade civil e representantes dos servidores do Inep, além da União Nacional dos Estudantes (Une), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic).

“No primeiro dia de aplicação da prova, organizaremos um centro de acompanhamento para avaliar os fatores que têm trazido essa preocupação para nós. Nos dias anteriores abriremos espaços em nossas redes sociais para receber problemas prévios à prova”, ressaltou Professor Israel. Para enviar denúncias, use o canal pela hashtag #EnemNaFrente nas redes sociais, pelo WhatsApp (61 98132-8640) ou e-mail contato@frentedaeducacao.com.br. 

No próximo domingo (21/11), será realizada uma live às 12h30, com parlamentares, organizações da sociedade civil e representantes dos servidores do Inep. Das 13h30 às 19h, ocorrerá o monitoramento de dados, com o Labic, e a divulgação de informativos no decorrer da prova feitos por representantes da Une e Ubes. Às 19h, será apresentada uma segunda live,  com avaliação das provas por professores especialistas em Enem.

“A Blitz do Enem é um meio importante para nós, porque o MEC se nega a nos escutar, e ter esse canal de comunicação é fundamental para que haja medidas a partir das informações que receberemos. Estamos felizes com o retorno”, disse a presidente da Ubes, Rozana Barroso.

Para a presidente da Une, Bruna Brelaz, essa ação acontece em defesa do Enem, já que existe uma preocupação conjunta. “Essa edição é a mais desigual da história. A Frente está construindo esse reforço coletivo para que a prova possa acontecer, porque é a porta de entrada para o ensino superior”, disse.

Presidente da Associação dos Servidores do Inep, Alexandre Retamal falou sobre a importância da participação e envolvimento dos estudantes no Enem. “Tocou nosso coração saber que os alunos estão percebendo quem é o responsável por tudo que está acontecendo. O  sentimento de missão e compromisso dos servidores do Inep é forte. Trabalho há 16 anos no Inep, e esse apoio é muito importante”, finalizou.

Contato para imprensa: Igor Silveira – 61 999630275