Frente Parlamentar Mista da Educação se reúne para debater exonerações do Inep

A Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) realizou uma reunião, na manhã desta terça-feira (9/11), para discutir sobre a exoneração de 31 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No encontro virtual, os parlamentares ouviram denúncias de abuso moral e psicológica, instabilidade administrativa e na gestão do órgão, entre outras, sofridas por alguns funcionários que pediram demissão nos últimos dias.

Além da preocupação com a aplicação de provas importantes do ensino no país, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcadas para este mês, os membros da FPME mostraram preocupação com a saúde dos funcionários do Inep, que afirmaram sofrer muitas pressões psicológicas. Todos colocaram-se à disposição para prestar apoio aos servidores.

MAIS
» Frente Parlamentar Mista de Educação quer convocação do ministro da Educação Milton Ribeiro
» NOTA: Exonerações e falta de respeito com o corpo técnico no INEP colocam ENEM em risco a duas semanas das provas

O presidente da FPME, deputado Professor Israel (PV-DF), convidou para a reunião a Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação (Comex) e a Associação de Servidores do Inep (Assinep).

Participaram ainda do encontro, os deputados Idilvan Alencar (PDT-CE), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Bira do Pindaré (PSB-MA) e Felipe Rigoni (PSB-ES), presidente da Comex. Os deputados Tiago Mitraud (Novo-MG), Joenia Wapichana (Rede-RR) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) enviaram representantes.

Convocação

O deputado Professor Israel protocolou o requerimento de convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para esclarecer as exonerações do Inep. Nesta quarta-feira (10/11), a Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, receberá o presidente do Inep, Danilo Dupas.