Em evento, Frente Parlamentar Mista da Educação lança campanha de valorização de professores

Ação no Congresso Nacional vai reconhecer trabalhos realizados por parlamentares e defender novas medidas legislativas em favor do magistério. Pesquisa do Instituto Península mostra que a maioria dos profissionais não se sente valorizada e respeitada no Brasil.

A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), lança, nesta terça-feira (21), às 16h, no Congresso Nacional, em Brasília (DF), a Campanha de Valorização e Desenvolvimento dos Professores. Evento vai trazer números da pesquisa “Valorização da carreira docente: um olhar dos professores”, realizada em 2021, pelo Instituto Península, que demonstrou que os docentes não se sentem valorizados ou respeitados no País.

Durante o evento, ainda serão relembradas as ações de parlamentares em prol da Educação e, particularmente, em defesa do magistério, como o piso nacional, a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a defesa de uma uma reestruturação no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e outras ações que repercutem, direta ou indiretamente, na vida das professores e professoras.

O encontro também vai fomentar o debate e manter os parlamentares e suas equipes atualizadas sobre as pesquisas, estudos e temas ligados à educação e à carreira dos professores brasileiros, de modo que, possam apoiá-los no debate, formulação de Projetos e Políticas Públicas que contribuam para o avanço das políticas docentes do país.
Segundo os números levantados pelo Instituto Península, 77% dos professores acreditam que sua profissão não é valorizada no Brasil e 74% afirmam que não são respeitados pela sociedade em geral. O estudo aponta ainda que, na visão dos professores, para se sentirem mais valorizados, é necessário a melhoria da carreira (99%) e das condições de trabalho (99%). Ainda que 82% entendam que não ganham de acordo com a complexidade da profissão.

Campanha

A primeira edição da campanha visa estabelecer e ampliar o conhecimento de compromissos pré-estabelecidos, de modo que impactem em Políticas Políticas para estimular que:

  • Jovens bem preparados queiram ser professores;
  • Professores saiam da universidade bem preparados para os desafios da sala de aula;
  • Professores estejam satisfeitos com sua escolha profissional;
  • Professores se desenvolvam de forma contínua ao longo da carreira.

Para o presidente da FPME, deputado Professor Israel Batista (PSB-DF), a importância de ações voltadas para a carreira docente ficou evidente durante o período de pandemia, em que os alunos precisaram ficar afastados da escola por conta da Covid-19 e seu elo com a educação seguiu sendo o professor. “O avanço da Educação no Brasil depende do quanto investimos e apoiamos os professores. Estrutura, tecnologia e acesso são todos muito importantes para garantir uma educação que seja base para o desenvolvimento de nossas crianças e, por consequência imediata, do nosso País. Mas o professor é vital”.

Durante o encontro, serão entregues Certificados de Reconhecimento aos parlamentares que se destacam na promoção de Políticas Públicas voltadas aos professores.

Sobre a Frente Parlamentar Mista da Educação

Formada em abril de 2019, é a maior frente do Congresso Nacional. Pluripartidária, é composta por 312 deputados federais e 42 senadores e tem como missão defender uma educação pública de qualidade para as crianças, jovens e adultos brasileiros. Articulou ações importantes para a Educação como a aprovação do Novo Fundeb, a tramitação do Sistema Nacional de Educação e medidas para o enfrentamento do impacto da pandemia no setor.
Saiba mais: www.frentedaeducacao.org.br

Serviço

Data – 21 de junho, terça-feira, às 16h.
Onde – Plenári0 7 – Câmara dos Deputados. Brasília/DF.

Contato

Descompli.ca RP Digital
Eduardo Aiache
61 99615-3721
eduardo@descompli.ca