Em evento, Frente Parlamentar Mista da Educação e Movimento Colabora Educação lançam livro “Sistema Nacional de Educação na Prática”

A obra reúne uma série de artigos sobre como o SNE pode aprimorar o ensino público no País, combatendo desigualdades e garantindo equidade para os nossos estudantes

 

A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), em parceria com o Movimento Colabora Educação, lança nesta quarta-feira (13), em Brasília, o livro *“Sistema Nacional de Educação na Prática”*. A obra reúne uma série de artigos sobre como o SNE  pode aprimorar o ensino público no País, combatendo desigualdades e garantindo equidade para os nossos estudantes.

Durante a cerimônia, haverá também a entrega dos exemplares dos livros aos autores, parlamentares e participantes do evento. Na obra constam temas educacionais centrais que necessitam de maior cooperação federativa: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil, a Política de Alfabetização, a Avaliação Educacional, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Profissão Docente e a Educação Escolar Indígena.

Para o presidente da FPME, deputado federal Professor Israel Batista (PSB – DF), o livro é resultado de uma série de eventos e discussões levantados pela Frente da Educação, em parceria com o Movimento Colabora, para destacar a importância da criação do SNE. “Os debates que fizemos ao longo de 2021 estão esboçados na obra, que evidencia a urgência desse pacto de cooperação entre os entes federados. Sinto-me honrado em fazer parte de uma publicação de tamanha relevância para a educação brasileira, ao lado de colegas que lutam pela mesma causa no Congresso Nacional”. 

Livro*

O livro possui sete capítulos, escritos por parlamentares, e têm um valor simbólico importante. Representa o engajamento e a unidade de parlamentares em prol de um tema nuclear para a educação brasileira: o Sistema Nacional de Educação. Pautado no Senado e na Câmara, os projetos de lei apresentados anseiam por uma educação de qualidade para todos os estudantes do País, a partir da coordenação e cooperação entre União, Estados e Municípios. 

O tema do Sistema, particularmente, ganhou ainda mais relevância com a ocorrência da pandemia da Covid-19, que trouxe prejuízos graves à educação do País. Sob esta perspectiva, nasceu o livro que está sendo lançado. A Frente, em parceria com o Movimento Colabora Educação, produziu uma série de materiais apontando o Sistema Nacional de Educação como prioridade para o enfrentamento das desigualdades do país.

Este material compilou os esforços e o aprofundamento dos debates conduzidos pelos parlamentares da FPME na temática do SNE, demonstrando o protagonismo do Congresso Nacional nessa discussão. Em um contexto desafiador para o processo de ensino-aprendizagem, prejudicado pelo fechamento das escolas imposto pela pandemia de covid-19, a pauta da governança se manteve prioridade: é consenso que o Sistema é urgente e necessário para a educação no longo prazo

Autores

AUTORIA – DEPUTADOS E DEPUTADAS FEDERAIS: Eduardo Bismarck, Idilvan Alencar, Joenia Wapichana, Luísa Canziani, Paula Belmonte, Paulo Teixeira, Pedro Cunha Lima, Professor Israel Batista, Professora Dorinha Seabra Rezende, Professora Rosa Neide e Tabata Amaral 

SENADORES DA REPÚBLICA: Dário Berger, Flávio Arns

SNE

O Brasil é um país com uma infinidade de características geográficas e culturais. Com tanta diversidade, desenvolver uma Educação de qualidade se torna um grande desafio, principalmente sem a construção de um sistema que articule as diferentes necessidades dos municípios, estados e União. O Sistema Nacional de Educação (SNE), garante, assim, uma rede de colaboração entre os diferentes níveis de governo para enfrentar as desigualdades tanto nos recursos disponíveis para as instituições de ensino como nos resultados de aprendizagem. 

O principal objetivo do SNE é aperfeiçoar a organização da educação para que as políticas públicas sejam mais orgânicas e capazes de assegurar o direito constitucional com equidade. 

Sobre o Movimento Colabora Educação

Atua, desde 2016, de maneira a contribuir para o fortalecimento da governança federativa da educação, tanto no que diz respeito ao respectivo arcabouço legal e normativo do tema quanto em prol da expansão das políticas públicas em Regime de Colaboração. Nesse sentido, dedicamos esforços à produção e à disseminação de conhecimento e ao advocacy no campo educacional.

Saiba mais: movimentocolabora.org.br

Sobre a Frente Parlamentar Mista da Educação

Formada em abril de 2019, é a maior frente do Congresso Nacional. Pluripartidária, é composta por 312 deputados federais e 42 senadores e tem como missão defender uma educação pública de qualidade para as crianças, jovens e adultos brasileiros. Articulou ações importantes para a Educação como a aprovação do Novo Fundeb, a tramitação do Sistema Nacional de Educação e medidas para o enfrentamento do impacto da pandemia na área.

Saiba mais: www.frentedaeducacao.org.br

 

Serviço

Data
13 de julho, quarta-feira, às 12h30.

Onde
Dom Francisco Restaurante, na Asbac (Setor de Clubes Sul, Conjunto 31).

Contato
Descompli.ca RP Digital 

Eduardo Aiache
61 99615-3721
eduardo@descompli.ca