#EDUCAÇÃONAFRENTE: para Paula Belmonte (CIDADANIA-DF), acesso à educação é a verdadeira democracia

No início de abril foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional. A associação suprapartidária de deputados federais e senadores (por isso ‘mista’) tem por objetivo pôr em pauta temas cruciais para mudar a qualidade da Educação brasileira. Diferente de Frentes de mandatos anteriores, a atual terá seu trabalho estruturado em 10 comissões focadas em temáticas importantes para a área, como a de Primeira Infância e Educação Infantil, coordenada pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF). Ela é mais um dos entrevistados na série de entrevistas #EducaçãoNaFrente, do Todos Pela Educação, que conversou com a presidente, os vices e os coordenadores da iniciativa.

+LEIA MAIS: FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É LANÇADA NO CONGRESSO

Paula Belmonte destaca importância do investimento na primeira infância. Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Todos: O que a educação representou em sua trajetória?

Paula: Estudei em escolas públicas durante a minha vida toda e, por isso, sei que ela pode funcionar e interferir diretamente na formação e no futuro dos cidadãos. A Educação proporciona conhecimento, que constrói o senso crítico e gera a liberdade. Penso que o acesso à Educação é a verdadeira democracia.

Todos: Qual a sua análise sobre a situação da Educação no Brasil?

Paula: O nosso País precisa ter uma política nacional muito séria e eficaz para promover e aprimorar a Educação. A valorização e o preparo do professor, o fornecimento do material didático e a promoção de estrutura adequada são essenciais para esse processo. Como parlamentar, tenho o dever de trabalhar para que todos possam usufruir de boas escolas, com estrutura e qualidade de ensino, nas cidades, bairros, periferias, principalmente nas comunidades mais vulneráveis. Precisamos fazer um trabalho em conjunto com o governo, profissionais de ensino, alunos e demais cidadãos, para que esse projeto vá além do discurso e se torne uma realidade no Brasil.

Todos: Quais são as suas expectativas para os trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Educação? Que benefícios ela pode trazer para a Educação?

Paula: A Frente Parlamentar Mista da Educação é uma oportunidade de trazermos representantes de todo Brasil para o debate, combinando realidades, culturas e pensamentos diversos e engajados por essa causa tão importante para todos e que tem urgência. O desenvolvimento e o progresso do País começam com uma Educação de qualidade, que integre a comunidade, promova um ambiente seguro e saudável para os estudantes e, também, para as suas famílias.

+LEIA MAIS: CONSED E UNDIME DIZEM PORQUE A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE

Todos: Você é coordenadora da Comissão de Primeira Infância e Educação Infantil. Qual é o seu envolvimento com o assunto e por que ele é importante para o País?

Paula: A Primeira Infância é a base para o desenvolvimento do ser humano. Entender a necessidade do investimento nessa fase da vida é de extrema importância para trabalharmos a Educação. Existem estudos que comprovam que, nos primeiros anos de vida, de 0 a 6 anos, a criança tem um poder de construção de conhecimento altíssimo, no qual é constituída a sua base de ensino. Assim, investir na Primeira Infância, com assistência de modo geral, estímulo, vagas em creches, escolas, atendimento médico e nutrição adequada, não é gasto, mas um investimento que trará retornos para o futuro, promoverá capacitação, geração de empregos e até a economia de verbas públicas. Como mãe de seis filhos, acredito na Educação e no fortalecimento da Primeira Infância como ferramenta eficaz para a transformação da nossa sociedade. Ela é a porta de entrada e a chave para o progresso do Brasil.