Dia Internacional da Educação marca o mês de janeiro

Celebrada em 24 de janeiro, a data foi anunciada na Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2018 com o objetivo de dar destaque ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento, colocando o tema como prioridade mundial.

O direito à educação está previsto no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que aponta a educação elementar gratuita e obrigatória. Na criação da data, a ONU enfatizou que a educação é direito humano, bem público e responsabilidade pública.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), atualmente 262 milhões de crianças e jovens no mundo todo ainda não frequentam a escola, e 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer operações básicas de matemática.

Para colocar a educação como melhor recurso renovável da humanidade e reafirmá-la como direito fundamental, que impulsiona ainda a Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030, o tema da celebração deste ano é “O aprendizado para os povos, o planeta, a prosperidade e a paz”. Ainda assim, a intenção é flexibilizar para que a celebração possa ser adotada por diferentes tipos de públicos e contextos, agregando outros temas prioritários.

Mais informações podem ser acessadas no site criado pela ONU para a data