Deputados da FPME sabatinam Ministro da Educação na Câmara

Parlamentares indagaram o chefe da Pasta sobre as denúncias contra o MEC e o FNDE

Os deputados da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) sabatinam, nesta quarta-feira (11), o ministro da Educação, Victor Godoy, referentes às denúncias relacionadas ao Ministério da Educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre tráfico de influência e corrupção nos órgãos, além das propostas e prioridades para a pasta durante sua gestão. As indagações foram realizadas durante a sessão conjunta das Comissões de Educação e de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. 

Durante a sessão, o ministro foi questionado pelo presidente da FPME, deputado professor Israel Batista (PSB – DF), sobre a falta de transparência das ações dentro do MEC e do FNDE e entregou a Godoy o projeto de lei, que tem o objetivo realizar alterações na Lei nº 5.537/1968 de constituição da autarquia, de sua autoria, e o levantamento com as denúncias contra o Ministério e Fundo, realizado pela FMPE.  “É necessário que haja uma atualização das regras de governança dentro do FNDE, que são do final dos anos 60.”, afirmou Israel.

A deputada da Frente, Tabata Amaral (PSB – SP), que faz parte da Comissão de Ensino Médio e Ensino Técnico e Profissional, apontou as omissões do ministério referente ao Enem, Fies e Ideb  e interpelou Godoy. “Até quando os casos de corrupção, incompetência e omissão vão continuar atrapalhando os nossos alunos?”.

Já para a deputada federal, Adriana Ventura (Novo – SP),  da Comissão de Avaliações Educacionais da FPME, uma das perguntas que ainda não foi respondida pelo governo foram as atuações dos dos pastores envolvidos em escândalos dentro do ministério. “O que justifica o envolvimento dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura dentro do MEC, principalmente relacionados ao FNDE? ”, perguntou a deputada. 

O parlamentar da Comissão de Educação Especial, Indígena e de Comunidades Tradicionais, o deputado Felipe Rigoni (União Brasil – ES),  perguntou a Godoy sobre as direções que o Ministério vai tomar em relação ao não comparecimento de estudantes nas provas de avaliação do Enem e do Encceja. “Temos um problema gritante sobre essas avaliações, o que o MEC vai fazer para evitar essa evasão das avaliações que são extremamente importantes para a evolução da educação brasileira”, finalizou.  

A presidente de Honra da FPME, deputada professora Dorinha, deu uma sugestão ao ministro sobre a criação de programas para a formação de professores especialistas na alfabetização de crianças. “Menos de 16% dos cursos de formação de professores tratam sobre a alfabetização, então quem vai alfabetizar não foi preparado para alfabetização”., ponderou a professora. 

Fechando a participação dos parlamentares da Frente, o deputado Idilvan Alencar (PDT – CE), da Comissão de Ensino Médio e Ensino Técnico e Profissional,  disse que é necessário que haja menos escândalos dentro do Ministério da Educação. “Eu lamento que os ministros só venham para a Comissão de Educação para tratar de polêmicas”. Lamentou Idilvan. 

Para acompanhar a sessão completa, assista aqui a parte 1 e parte 2