24  de Fevereiro – Dia da Conquista do Voto Feminino

Hoje (24), é comemorado o Dia da Conquista do Voto Feminino. Há 90 anos, as mulheres puderam, finalmente, exercer o direito de votar e serem votadas. No início, era permitido apenas às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e viúvas com renda própria. Foi em 1934 que as brasileiras puderam exercer plenamente o direito ao sufrágio universal, quando passou a integrar a Constituição Federal.

Por isso, a Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) parabeniza a todas as mulheres pela vitória, em especial, as representantes da mesa diretora, que exercem um trabalho fundamental em defesa dos direitos à educação de todos os brasileiros e brasileiras.

A data também é importante para refletir a participação da mulher na política, principalmente, em ano eleitoral. Mesmo sendo mais de 50% da população e dos eleitores no país, ainda existe uma sub-representatividade nos cargos eletivos. Portanto, é urgente aumentar a participação feminina nos espaços político-partidários para que haja paridade de gênero e para que as mulheres possam exercer a cidadania plenamente.

Frente Parlamentar Mista pela Educação

ASCOM Contatos:
Ludmilla Brandão| ludmilla@descompli.ca | 61 99178-2678
Igor Silveira | igor@descompli.ca | 61 99963-0275