LIVE Avanços de 2020 e as perspectivas para 2021 na Educação

Na última quinta-feira (17/12), a Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) realizou uma live com o tema: “Os avanços da Frentes e as perspectivas para o ano que vem”. Participação de deputados e senadores da bancada da educação no Congresso Nacional e a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, além da jornalista  Ana Paula Lisboa, do jornal Correio Braziliense, que mediou o bate-papo.   Durante a transmissão, foram abordados assuntos relevantes sobre a educação em 2020.  

Entre os tópicos ressaltados, foram discutidos os impactos da pandemia na educação e como a propagação da covid 19 agravou ainda a desigualdade no país. De acordo com Priscilla Cruz: “A educação foi brutalmente afetada pela pandemia, as que mais estão sofrendo são as crianças pobres, pretas, indígenas e quilombolas, que são justamente as que mais precisam”, afirmou Priscilla Cruz, presidente do Todos pela Educação. 

O fechamento das escolas, a readaptação de profissões e o ensino remoto trouxeram desafios para alunos e professores. Tudo isso afetou a aprendizagem dos alunos, causando problemas estruturais na educação. ‘’Não existe educação de qualidade sem o professor, então, a gente precisa investir cada vez mais’’, destacou o Senador Izalci Lucas (PSD-DF).

A importância do investimento no ensino básico, votação da regulamentação do Fundeb e o papel do Congresso Nacional nas pautas educacionais foram alguns de outros temas debatidos na live, em que participaram ainda os dos deputados federais Professor Israel Batista (PV-DF) e Professora Rosa Neide (PT-MT).

Para o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), se houvesse um sistema nacional de educação durante essa crise toda, o Ministério da Educação (MEC) não teria a opção de se omitir, como fez. “A prioridade é dar atenção ao Sistema Nacional de Educação”, sublinhou o deputado. 

“Nós precisamos nesse pós-pandemia olhar o mundo para que a gente dê espaços mais qualificados em relação à educação”, pontuou a deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT), que completou a mesa de debate virtual de debate. 

Logo após a live o texto do Fundeb que regulamenta o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) após avaliação do Senado, voltou a câmera e foi aprovado com 470 votos favoráveis e 15 contra.