Financiamento é tema de segunda aula de Programa de Formação para assessores

Com encontros semanais para aprofundar temas importantes para a educação, assessores dos parlamentares da Frente conheceram na segunda aula do Programa de Formação mais sobre financiamento.

Tássia Cruz, que também faz parte do D3E, abordou dados sobre financiamento da educação no Brasil em comparativo com outros países, como ler criticamente e analisar essas informações, dando também um histórico da legislação de financiamento da educação no Brasil, abordando o Fundeb e mostrando a relação entre educação básica e ensino superior.

 Segundo a professora, é importante conhecer o tema para tratá-lo criticamente. “Saber interpretar os dados de forma crítica e entender onde o Brasil está em relação a outros países é essencial para pensar a política pública”, destacou.

Para Tuana Neves, que trabalha com educação no Partido Novo e já atuou com pesquisa em políticas públicas anteriormente, o encontro propicia uma melhora no trabalho na Câmara e também na construção de redes de contato com outros profissionais. “Além de conseguir ter experiência com profissionais e pesquisadores que têm informações  muito preciosas sobre os temas que estamos debatendo na Câmara, é importante também criar um grupo em que tenhamos mais contato com os outros assessores porque o nosso trabalho é muito voltado para conversa e construção de consenso, então o Programa de Formação acaba sendo um fórum muito interessante de harmonização de ideias e discussões para esse debate”, acrescentou.