Educação Superior: senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destaca importância de se investir em qualidade

No dia 10 de abril foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional. A associação suprapartidária de deputados federais e senadores (por isso ‘mista’) tem por objetivo pôr em pauta temas cruciais para mudar a qualidade da Educação brasileira. Diferente de Frentes de mandatos anteriores, a atual terá seu trabalho estruturado em 10 comissões focadas em temáticas como Primeira Infância e Educação Infantil e Financiamento Educacional, para citar apenas duas.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) é o vice-presidente de Educação Superior e abre a série de entrevistas #EducaçãoNaFrente, do Todos Pela Educação, com a presidente, os vices e os coordenadores da iniciativa.

Senador defende necessidade de se investir na qualidade da educação. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Todos: O que a Educação representa em sua trajetória pessoal?

Izalci: Representou tudo. Eu tive grandes oportunidades. Primeiro na minha cidade, Natal (RN), tive o privilégio de estudar em uma escola interna. O padre da minha cidade conseguiu que eu estudasse no seminário e então tive uma Educação de qualidade.

Depois, vim para Brasília e fiz a 7ª e a 8ª série em uma boa escola pública. Foi então que passei a trabalhar e estudar no Colégio Pré-Universitário, considerado o melhor da capital. Fiz meu segundo grau com bolsa de estudo. Então, tudo o que sou e tenho, devo à Educação que tive.

Todos: Qual sua a análise sobre a situação da Educação no Brasil?

Izalci: Lamentavelmente, estamos em uma situação difícil. Conseguimos avançar na universalização, mas sem a qualidade necessária. Então é um momento de crise, em que os professores já não são mais respeitados e os alunos não aprendem operações matemáticas básicas nem interpretação de texto. Além disso, temos uma geração de jovens em situação muito difícil, os ‘nem-nem’ – que não estudam nem trabalham. Por isso, a Educação precisa ser encarada como prioridade nacional.

Todos: Quais são as expectativas para o trabalho da Frente Parlamentar Mista da Educação? Que benefícios ela pode trazer para a Educação?

Izalci: Só teremos sucesso se todos trabalharem de forma suprapartidária. Devem ser todos parlamentares da Educação, independente de ideologia ou partido. Acho que o papel da Frente é ver todos os entraves que existem na Educação e buscar uma solução conjunta, seja legislativa ou junto ao Executivo, cobrando dos executores das ações.