Dia de mobilização pela educação

A Frente Parlamentar Mista da Educação promoveu, na tarde desta quarta-feira (09/10), o Dia de Mobilização pela Educação. A iniciativa foi realizada para reforçar a educação como uma pauta prioritária e sensibilizar os parlamentares, governo, imprensa e sociedade para a importância de uma agenda permanente para esse tema. O evento foi realizado no Salão Nobre do Senado Federal com a presença de parlamentares, membros da Frente e autoridades convidadas. Além do evento, a Frente utilizou a #EducaçãoNaFrente para chamar a atenção nas redes sociais com posts de apoio à educação.

Abrindo a solenidade, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), vice-presidente de educação superior da Frente, lembrou a Reforma do Ensino Médio, da qual foi presidente da comissão mista que tratou do tema, e citou uma fala de Arthur Lewis (ganhador do Prêmio Nobel), em que coloca a educação como um investimento com retorno garantido.

“Essa frase embora dita em meados do século passado, é muito atual e vale como alerta para o Brasil. Sabemos que os países que colocaram a educação como prioridade hoje estão colhendo os frutos do desenvolvimento e o bem-estar da sua população”, disse. O senador lembrou ainda da importância dos docentes, homenageados no próximo dia 15. “Os grandes transformadores da sociedade são os professores e professoras”, acrescentou. 

Trajetória

A Deputada professora Dorinha Seabra (DEM/TO) entregou o plano de trabalho da Frente atualizado para o presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). Presidente da Frente, ela relembrou sua trajetória e como a educação impactou na sua atuação, destacando o papel significativo do professor na sociedade.

“A educação pode mudar o nosso país. E essa é a expectativa que a Frente tem, de que o Congresso Nacional e o país priorizem e invistam na educação, o que significa investir em desenvolvimento, economia e garantia de emprego. E a Frente precisa de cada um de vocês para que esse debate ganhe a sociedade”, destacou.

Desigualdades

O deputado Pedro Cunha Lima apontou a relação entre educação e desigualdade, dando ênfase para a educação infantil e lembrou de um dado alarmante: menos de 30% das crianças mais pobres não possuem vagas em creches.

“A educação é o único caminho para se combater efetivamente a desigualdade social. Vivemos em um país onde as pessoas não possuem a oportunidade de tocar um projeto de vida e desenvolver o seu talento. Então, acredito que educação é a medida de todas as coisas. Quando o Brasil acertar nisso, conseguiremos ser um país mais eficiente economicamente, mais competitivo com o mundo e menos desigual por distribuir essas oportunidades”, concluiu.

O mês de outubro segue com a mobilização pela educação, incentivando membros da Frente e demais interessados em compartilhar iniciativas com a tag #EducaçãoNaFrente, destacando ainda as datas emblemáticas próximas como: o dia das crianças (12), dia do professor (15) e o dia nacional do livro (29).

Acompanhe a mobilização e a atuação da Frente nas páginas do FacebookInstagramTwitter.