COVID-19: Os desafios da educação a médio prazo no cenário pós-pandemia

A educação básica sofreu (e sofre) bastante com a pandemia de COVID-19. A falta de aulas e o despreparo do setor para adaptar-se ao ensino remoto trará consequências negativas e duradouras ao Brasil.

O estímulo às crianças e adolescentes é fundamental para o crescimento e aprendizado dos menores. O desenvolvimento psicomotor pode ser afetado com a suspensão das aulas, assim como o raciocínio pode ser prejudicado. 

A retomada da educação é o passo chave para impedir retrocessos na educação. E, como toda ação desta área, não há como resolver apenas com medidas de curto prazo. Mas, precisamos tomar ações que resolvam os problemas de agora e que sejam progressivos, por isso, é imprescindível unir medidas de curto e médio prazo para salvarmos a educação nacional. 

As ações de retomada precisam ser adequadas ao contexto atual da COVID-19, com ações estruturantes a médio prazo, que permitam a educação municipal se desenvolver sustentavelmente. Tendo sempre em mente a escassez de recursos. 

Esta situação já mostra uma piora no cenário de desigualdade entre o sistema público e privado da educação. Enquanto escolas particulares conseguiram se remodelar para o modelo EAD,  o ensino público enfrentou inúmeras dificuldades e os alunos mais pobres foram os mais prejudicados. 

Prova dessa desigualdade foi o próprio Enem 2020, em que vários estudantes da rede pública fizeram o exame tendo cursado apenas até o 3º bimestre do ano letivo. Em contraposição, as escolas privadas conseguiram concluir todo calendário proposto. 

O próprio Enem já levantou várias questões e mostrou o total despreparo do governo para lidar com a educação no cenário da pandemia. As denúncias e críticas à organização do evento foram várias, desde aglomerações, desorganizações até candidatos impedidos de realizar a prova por falta de espaço, na edição com um dos maiores índices de abstenção da história da prova. 

Este e outros assuntos foram denunciados pela Frente Parlamentar Mista da Educação, que realizou neste domingo, 25 de janeiro, a “Blitz do Enem”, uma live que deixou explícita o quão catastrófica foi a edição 2020 da maior prova do país. 

Você pode assistir a nossa live que contou com a presença de deputados e especialistas bem aqui: https://bit.ly/blitzdoenem 

 

Frente Parlamentar da Educação,
Brasília, 01 de fevereiro de 2021.